Publicado por: Vasco Ferreira | 13/12/2008

Universidade de Aveiro Campeã do Mundo em Futebol Robótico

 

idPT » Universidade de Aveiro Campeã do Mundo em Futebol Robótico

 

O feito foi conseguido numa competição que decorreu na China e juntou 13 equipas dos cinco continentes.

A equipa de futebol robótico da Universidade de Aveiro, Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture (CAMBADA), na foto, sagrou-se, pela primeira vez, campeã do mundo na classe Middle Size League (MSL) do Robocup 2008, uma das mais importantes e prestigiadas competições de robótica móvel a nível mundial. O concurso, que decorreu de 14 a 20 de Julho, em Suzhou, China, contou com a presença, na liga MSL, de 13 equipas provenientes dos cinco continentes.

Universidade de Aveiro Campeã do mundo em Futebol Robótico -O feito foi conseguido numa competição que decorreu na China e juntou 13 equipas dos cinco continentes

Universidade de Aveiro Campeã do mundo em Futebol Robótico - O feito foi conseguido numa competição que decorreu na China e juntou 13 equipas dos cinco continentes

 

A liga MSL põe em confronto equipas formadas por seis robots, completamente autónomos, que jogam entre si num campo de futebol de 18x12m. Estes robots, que medem até 80 centímetros de altura e pesam até 40 quilos, encontram-se na linha da frente da investigação de ponta, em áreas tão dispares como a visão artificial, fusão sensorial, controlo dinâmico, cooperação robótica ou inteligência artificial, entre outras.

A equipa CAMBADA venceu 11 dos 13 jogos realizados, tendo perdido apenas dois pela diferença mínima, com um total de 73 golos marcados e apenas 11 sofridos (melhor ‘goal average’ da competição). No jogo da final, frente à equipa holandesa dos Tech United (actuais campeões da Europa) venceu de forma categórica por uns expressivos 7-1.

 

Recorde-se que a CAMBADA surgiu em 2003, por iniciativa de um grupo de docentes e investigadores do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA). Este ano, a equipa campeã do mundo alcançou também o segundo título de campeã nacional, no Festival Nacional de Robótica, realizado em Aveiro, em Abril.

in Expresso, Pedro José Barros/O Aveiro, 24.07.2008


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: